quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festa, frio e um bolo de nozes!

Nessa ultima terça tivemos festa aqui na fazenda, o aniversário da Lia a fundadora da Fazenda Lila. Decidimos fazer uma comemoração pequena mas caprichada. 
A idéia era fazer uma festa ao ar livre, embaixo de uma bela árvore, com velas penduradas e muitas flores, mas como a Lia sempre diz "1º de maio é a chegada do inverno", dito e feito, após 3 dias de muita chuva, essa terça feira acordou com sol, mas junto o frio, aquele frio de rachar os lábios, de doer as mãos e pés e que transforma a cama num cubo de gelo, afinal estamos a 1700m de altura e rodeados de mata, não é de espantar né?
Mas estávamos decididos com a idéia de uma festa sob a luz da lua, e com uma bela fogueira não há o que temer. O resultado foi lindo, uma bela fogueirona aquecendo todos, a arvore cheia de lampiões com velas iluminado a mesa com as delícias, e que delícias, pão de queijo sem ovos (logo a receita virá), brigadeiro, docinho de uva e o magnifico bolo de nozes. 








Esse é o bolo oficial da fazenda, é uma delicia, fácil e irresistível, o recheio é de brigadeiro de nozes e a massa é bem fofa e sem ovos.
Muito fácil, a massa é uma receita coringa, que serve para quase qualquer recheio, e fica pronta em 20 minutos, o recheio também é simples, é só moer as nozes e fazer um brigadeiro mole. A cobertura pode variar, dessa vez cobrimos com o mesmo brigadeiro do recheio, mas você pode fazer um ganache ou mesmo cobrir com nutella. O sabor fica demais e todos adoram!




Bolo de Nozes


Massa


300g de farinha de trigo
150g de açúcar cristal orgânico
3 colheres de chá de fermento em pó
50ml de óleo
300ml de leite
1 colher de café de extrato de baunilha
Nozes moídas (opcional)


Aqueça o forno.
Peneire e misture os ingredientes secos. Junte os líquidos aos poucos, mexendo a massa com uma colher de pau, sempre com movimentos para cima ( para a massa crescer). Coloque as nozes moídas e misture. Despeje em uma forma com cerca de 25cm de diâmetro e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou espetar o centro do bolo com um palito, se ele sair seco está pronto.
Espere o bolo esfriar um pouco para desenformar.


Recheio de brigadeiro de nozes


1 lata de leite condensado
nozes moídas
1 colher de chá de manteiga


Misture tudo e leve ao fogo baixo, cozinhe até ficar quase no ponto de brigadeiro, ele deve ficar meio mole, para conseguir passar no bolo sem quebrar-lo, já que a massa é bem fofa.
Se você decidir usar o brigadeiro também como cobertura, salpique com nozes moídas, fica lindo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...