quinta-feira, 24 de maio de 2012

Viver Ahimsa

Ahimsa palavra do sânscrito que significa literalmente "não violência" ( a= não himsa= violência)
Ahimsa é um conceito que rege o hinduismo e o budismo encorajando a compaixão por todos os seres vivos, humanos ou não.
Seguindo a filosofia ahimsa experimentamos a harmonia com a natureza e com todos os seus seres, assim estando em harmonia com todos e com si mesmo estaremos mais próximos da auto-realização.


"Ahimsa não é simplesmente não matar. O verdadeiro significado de Ahimsa é não machucar em pensamento, palavra e ação. A ausência de causar algum dano a qualquer criatura. Ahimsa é verdadeira força. Nenhuma auto-realização é possível sem Ahimsa. Primeiro controle seu corpo físico, seus instintos e não se deixe levar por tendências inferiores e diabólicas. Isso pode ser muito difícil no início. Permaneça calmo, reflita e medite.
Tendo Ahimsa (compaixão) para com as menores criaturas, nós nos tornamos mais compassivos para com todos os seres vivos. De acordo com a mudança de nossa dieta, nossos corpos serão limpos de anos de consumo de carne morta que o afetaram fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Nosso coração se torna claro, nos tornamos mais abertos. O corpo que antes era um fardo se torna mais leve. Esta leveza também é necessária para a prática dos Asanas, o terceiro aspecto do yoga.
Ahimsa é a mais alta das qualidades encontradas na mente, fala e ações das almas perfeitas.

Há somente uma religião – a religião do amor e de paz. Há somente uma mensagem, a mensagem do amor incondicional e universal."

Mahatma Gandhi o mais conhecido defensor da "não violência" fez da filosofia ahimsa sua maior arma contra os ingleses durante o movimento da independência indiana.

"Ahimsa não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal."
Mahatma Gandhi

Como viver ahimsa?

Analise sua alimentação, tudo o que comemos tem um grande impacto em nossa mente e consciência. Alimentar-se de carnes, agrotóxicos e ingredientes químicos afeta negativamente nossa mente e consciência. Como podemos nos beneficiar com algo que foi morto ou produzido a partir da dor e sofrimento?
Uma dieta ahimsa consiste de alimentos vegetarianos, orgânicos, que você conhece a origem e seu processo.
Carne é um alimento na ignorância, nos faz mais agressivos e coléricos, enquanto uma dieta vegetariana nos faz mais calmos, pacientes e claro, ahimsa.

"Nada vai beneficiar mais a saúde humana e aumentar as chances de sobrevivência da vida na terra do que a adoção de uma dieta vegetariana." Albert Einstein

Mudando a sua alimentação, automaticamente vai haver uma seleção natural quanto ao seu ciclo social, os lugares que você frequenta, e naturalmente seu estilo de vida e sua consciência mudará para o plano da bondade, ahimsa.

"A não violência é a maior força à disposição da Humanidade. Ela é mais poderosa que a mais poderosa das armas de destruição concebida pela ingenuidade do Homem."
Mahatma Gandhi

   Foto Marcella Karmann

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...