quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuva e uma torta no escuro

Não para de chover aqui, o que é estranho para fim junho. Já era para estarmos sem chuva, frio, céu limpo e sem nuvens e geadas de manhã, mas não para de chover... O que é bom também, por que nessa época do ano, por ter estiagem, os pastos ficam secos, as vacas e cavalos emagrecem e pra rolar um incêndio fica fácil...
Resta então ficar o dia inteiro dentro de casa, esperando a chuva passar, com o vento forte batendo nas janelas.














Acabou que a luz se foi e a eletricidade também. Um monte de velas pra lá e pra cá, deixando o ambiente campestre, bucólico e convidativo para uma sobremesa reconfortante.
E nada combina mais com uma fazenda no outono chuvoso do que uma Apple Pie!




Vocês já tentaram cozinhar a luz de velas? É uma delícia, você se sente meio medieval, fora desse mundo caótico e "moderno". E essa torta com toda certeza foi bem-vinda. Ficou muito bom! O recheio se parece com o de apfelstrudel, vai nozes e passas, a massa é bem simples e fácil de trabalhar.
Frio e escuro combina com comida, e a torta se foi rápida, deixando todos satisfeitos, com vontade de um chá e de jogar cartas na luz da lareira...

Coisas simples, mas gostosas, que nos deixam felizes e em paz...





Torta de maçã a moda antiga

Massa
135g de açúcar
250g de farinha de trigo
150g de manteiga
1 colher de sopa de iogurte
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó

Recheio
4 maçãs 
1 limão
50g de nozes moídas 
50g de amêndoa (ou farinha de amêndoa) 
50g de uva passa
1/2 xícara de açúcar
canela em pó
uma pitada de noz moscada.

Misture os ingredientes secos, acrescente o iogurte a manteiga amolecida. Trabalhe a massa até ela se tornar uniforme e maleável. Leve para geladeira por 1/2 hora, para ficar firme. Depois, abra metade da massa com o rolo e cubra a forma (com cerca de 23cm de diâmetro). Leve novamente para a geladeira por mais 1/2 hora. 
Faça o recheio: Corte as maçãs em cubos. Esprema 1/2 limão e raspe um pouco da casca sobre as maçãs. Leve ao fogo junto com os outros ingredientes até as maçãs ficarem macias, cerca de 15 minutos.
Retire a forma da geladeira, recheie. Com um rolo abra a outra metade da massa e cubra a torta, aperte as beiradas com uma garfo para fechar a torta.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até a massa ficar dourada.
Enjoy!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...