terça-feira, 31 de julho de 2012

Passarinhos, como atrair e transformar o seu jardim num paraíso na terra!



Por Lila

Há muitos anos atrás, a nossa terra tinha sido explorada com plantações de cenoura e tomate, durantes muitos anos, pelos antigos proprietários... Aqui na fazenda, em 1982 quando tivemos a sorte de comprar essa terra, não se via nenhum passarinho...
Como só comecei a plantar seriamente árvores frutíferas em 1989, a partir daí que as coisas começaram a mudar!
Como num sonho, eu vi, um, dois, três tico ticos chegando! Eles são sempre os pioneiros! Eles são, os desbravadores, os corajosos e depois, eles vão aos poucos, mostrando aos outros pássaros, aonde tem alimento!
Consegui transformar um lugar com pouquíssimas árvores e nenhum passarinho, num paraíso na terra!
Aqui, agora, depois das 35 mil árvores plantada e protegidas, os pássaros de várias espécies, como já contei antes, encontram lugar para comer, beber água limpa e fresca e se procriar! Isso é o mais importante! Pois estamos colaborando para o aumento dos pássaros na nossa região!
Os pássaros silvestres das matas em volta da Pedra do Baú agora encontram um "corredor verde", árvores aonde eles podem descer da mata para conseguir, chegar em segurança, até os nossos comedouros (birdfeeders).
No inverno é lindo de ver como eles vem em bandos, para comer as bananas prata que plantamos aqui e todas as sementes que deixamos a disposição...
É uma tremenda fartura de casais que fazem seus ninhos e criam com segurança seus filhotes...
Para atrair os pássaros para o seu jardim, é necessário continuidade e dedicação, pra isso, conte com a ajuda de outras pessoas neste serviço para poder dar satisfação a todos da família e amigos da sua casa! Vale a pena!!!
Vocês poderão usufruir da energia na bondade, por eles estarem livres e soltos, e tão perto de vocês, cantando! São animais frágeis que podem desenvolver em todos nós, com essa experiência de alimentá-los, um amor e piedade no coração! 
E os comedouros, além de enfeitarem o seu jardim, são o ponto de encontro, uma referência pra eles, de que lá, tem alimento garantido!
Eles se alimentam de manhã cedinho e no final do dia... apesar de sempre ter um ou outro "curtindo a mesa"!
Os pássaros maiores abrem as cascas das bananas e logo em seguida, os pequenos vem se contribuir com isso...
É lindo de ver!
Para começar, coloque  banana, mamão e/ou  abacate! Quem tem espaço, o preferível é sempre ter algumas árvores frutíferas no seu jardim,  o mamão, a pitanga, a nêspera, o abacate. Mas a banana é a campeã da preferência deles! Eles vem de longe pra isso!
A melhor época para começar a atrai-los é agora, no inverno, pois é nesta estação que eles mais precisam de ajuda! Para sobreviver ao inverno!
Se possível, deixe um prato com água por perto também, se você puder, um birdbath seria o ideal, pois eles precisam, além de beber água, de tomar banho! Mesmo!!  É muito lindo ver esses animaizinhos fazendo a higiene diária deles!
Uma mistura de sementes e nutrientes para fortalece-los também é importante. Se você quiser dar uma alimentação completa e ter muiiiiitos passarinhos por perto, não perca essa chance e arrume mais um prato com painço, alpiste, quirera de milho, e aquele arroz quebradinho, tudo misturadinho! Eles simplesmente adoram!!!
Outra coisa maravilhosa, são os Beija Flores, mas eles necessitam de um alimento puro e descontaminado, livre de bactérias! Aqueles bebedouros com água e açúcar são um verdadeiro veneno para eles! A água deve estar sempre fervida livre de qualquer bactéria e o açúcar processado não é o alimento ideal, os dois juntos se tornam um veneno depois de algumas poucas horas!
Para os Beija-Flores, eu plantei muitas mudas de Grevília-Anã (Grevillea banksii) um arbusto que faz um trabalho magnífico para os frágeis Beija-Flores! Esta planta dá flores o ano todo (isso é muito importante para ter eles sempre por perto) a  Grevília-Anã contém uma enorme quantidade de néctar que supre todas as necessidades de alimento. Você pode plantar num vaso e ter em qualquer varanda e se for possível, plante várias delas agrupadas (com 1 metro de espaçamento entre elas) e prepare a máquina! Logo você terá muitos visitantes felizes e saudáveis por perto durante o ano inteiro, com pouquíssimo trabalho!
Essa plantas e várias outras plantas melíferas, você pode adquirir no Ceasa, na Feira de Plantas e Flores, as terças e sextas em São Paulo, na Vila Leopoldina. O meu fornecedor são os irmãos Oscar e Alfredo da Coluna nº 59 do Box nº 146A. O cel do Oscar é 11- 9832.8117 e com ele você pode encomendar e só ir retirar na feira. Chegando no Ceasa entre 7:30 até as 9:30 dá tempo para você pesquisar e comprar com tranquilidade.
Aqui, na Fazenda Lila, tudo começou assim...


 Piracanto, os passarinhos adoram

    Plante árvores e plantas que atraem pássaros, faça jardins e ambientes     naturais.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...