domingo, 15 de julho de 2012

We love passarinhos!


Como vocês viram no post anterior, temos por toda fazenda bird feeders. Aqui tem muitos animais mas o que ganha são os passarinhos, tem muuuuitas espécies, desde seriema a saí, e com os bird feeders eles ficam muito perto de nós, é lindo!
Quando os fundadores da Fazenda Lila chegaram aqui em 1982 não tinha nada de nada, só plantação de cenouras e tomates e os únicos pássaros que havia aqui era o anu, um pássaro preto bem resistente.
Então a Lila começou a plantar e plantar, já plantou mais de 35.000 árvores, e os animais começaram a voltar. Agora temos veadinhos, tatu, preá, macacos, lebres, umas espécie de quaximim que ainda não entendemos o que é direito, lobo guará e muitos, MUITOS tipo de pássaros.
O Inverno é a melhor época para observa-los porque eles descem da mata e vem comer nos bird feeders que a Lila criou. 
Em 1 hora observando você consegue ver vários tipos de passarinhos, desde de tucano a beija-flor.
Vira um festival de cores e cantos...
Abaixo alguns dos pássaros que conseguimos atrair através de bananas e alpiste e flores.




Sabiá-Laranjeira: Temos muitos aqui. É facil de indentificar por conta da sua barriga laranja.



Bandeirinha: O Macho tem todas as cores da bandeira do Brasil enquanto a fêmea (foto) é mais esverdeada. Bem pequenos, se alimentam de frutos. Aparecem na Fazenda somente no inverno.




Tico-Tico: Muito comum e tem quase em qualquer lugar do Brasil, exceto no Amazonas. Vive em casais. Seu canto é formado por 4 ou 5 assobios melodiosos, que é uma delicia escutar. Possui outro tipo de canto que é emitido somente a noite e apenas uma vez. Adora alpiste.




Pica-pau-branco: Recentemente que apareceram aqui. Vivem perto das araucárias e fazem muito barulho quando vão comer as bananas. Vivem em bando.



Tucano-de-bico-verde: Lindos! É bastante comum aqui. Descem da mata para comer as bananas. Vivem geralmente em pares.




Periquito: Alguns anos atrás eles voavam sob a fazenda muito distantes e a Lila pedia "descem descem coloquei bananas para vocês!" e depois de muita persistencia da parte da Lila, eles desceram e dominaram. São muito engraçados de observar e fazem muito barulho. Vivem em bando e adoram banana e semente da paineira.




Sica: Esse é o passarinho do nosso logo. Ele é parecido com o beija-flor, também suga o nectar das flores. Muito silencioso, se alimenta de chapéu-chinês, grevilha-anã, agapanto, entre outros.



Sanhaço-cinzento: Bem comum aqui. Vive em casais no alto das árvores. Come bananas, alpiste e ingá.




Seriema: Enormes, vivem em campo aberto atrás de cobras, lagartos. Seu canto é forte e dá para ouvir de longe. O mais velhos da região dizem que quando ela canta quer dizer que não vai chover.


Saí-azul: Lindos! Vivem em casais, a fêmea é verde com a cabeça levemente azulada.





Manhã-de-sol: Bem raro. Desce da mata mais no inverno para comer bananas. A fêmea é mais esverdeada.




Caracará: Tem em todo Brasil. Ave forte e poderosa, tem um canto muito lindo. Ele não vem comer bananas, claro, eles comem vertebrados, artrópodes, e carniça. Podemos observa-los voando ou em lugares abertos.




Besourinho-de-bico-vermelho: Bem pequenos. Adoram grevilha-anã, jasmim indiana e chapéu-chinês.




Asa-branca: A famosa asa-branca de Luis Gonzaga foi embora do sertão, veio para a fazenda e nunca mais voltou pra lá. Aqui temos muitas! Andam em bandos. São lindas e voam com uma velocidade impressionate. Gostam de alpiste e sementes.

Fotos por Marcella Karmann

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...