sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Essência da Fragrância



Por Cristiane Pagliuchi Silveira
Publicado originalmente no blog Yoga Pela Paz



AROMATERAPIA é uma filosofia de vida que nos ensina a viver bem fisica, mental e  emocionalmente. Sua ferramenta para restaurar o equilíbrio do corpo e do espírito é o poder das plantas aromáticas e seus ativos através do uso dos óleos essenciais.

É importante diferenciar óleos essenciais de essências.  Os óleos essenciais são substâncias 100% naturais extraídas de plantas e as essências são substâncias químicas formuladas por moléculas aromáticas sintéticas.  O custo de ambas também é diferente, sendo as essências muito mais baratas do que os óleos.  Para termos resultado na Aromaterapia, devemos sempre usar os óleos essenciais puros, sem adulterações específicas ou misturas com essências sintéticas.
Os extratos aromáticos das plantas são usados de forma terapêutica há milhares de  anos,  e a sua utilização remonta a todas as antigas civilizações.
Cada óleo essencial atua diferente, por isso devemos sempre entender dos princípios ativos de cada um e saber como aplica-los, para melhor benefício humano.
São substâncias que possuem mais de 50 componentes que podem incluir vários álcoois, fenóis, ésteres, aldeídos e outros terpênicos.

Veja as propriedades terapêuticas de três de óleos de larga aplicação:
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Atua no sistema nervoso, acalma e relaxa.
Excelente para queimaduras de qualquer ordem. Na área emocional, age como tranquilizante natural ideal para pessoas estressadas e muito agitadas. Ideal se utilizado a noite.

ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA (TEA TREE)
Atua no sistema imunológico geral. Excelente antisséptico, parasiticida, fungicida, germicida e cicatrizante local.  É regeneradora, devolve ao tecido lesado sua estrutura original, além de manter o ambiente imune de fungos e parasitas.

ÓLEO ESSENCIAL DE MENTA
Atua em inchaços diversos e mucosa bucal. É vaso constritivo, analgésico e bactericida, ideal para aplicações em lesões. Pode ser administrado para combater enjôos.  Na área emocional, a menta alivia tensões diversas.
Saiba como utilizar os óleos:
Na pele:
Através de massagens, banhos, compressas, fricções, escalda-pés, entre outros.
No ambiente:
Nos difusores elétricos ou a vela, peebles, inalações, saunas faciais, pulverizações, pastilhas, saches, entre outros.

Cristiane Pagliuchi Silveira é diretora científica WNF IND E COMERCIO e  AROMAGIA
MBA (SDSU EUA) Administração e marketing.
Pós graduada em Eng. Cosmética.
Especilaista em Óleos Essências e Aromatarapia , com formação WNF (osmologia CGH-SUIÇA)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...