terça-feira, 21 de maio de 2013

Manhã na Goshala



Aqui na Fazenda Lila nós nos ocupamos com diversas atividades rurais, como qualquer fazenda; mas de todas essas ocupações a que mais nos orgulhamos é o serviço de proteção às vacas, em Sânscrito Go Seva (Go significa vaca e Seva, serviço).
De acordo com a milenar filosofia Védica (proveniente da Índia), a vaca é um animal sagrado, pois dentre todos os animais ela se destaca pela abundância da sua produção de leite, um alimento produzido por amor ao seu bezerro mas em excesso, de forma que é também um presente para nós. Sendo assim a vaca cumpre um papel de mãe para as crianças, nutrindo-as durante a infância e além; é justamente pelo fato de a mãe ser sagrada na Índia que a vaca também o é. 

A vaca é o animal preferido de Krishna (Deus) que gosta de manteiga, iogurte e todos os doces feitos de leite

Além de produzir muito leite, as vacas e bois são de um temperamento dócil e submisso e desenvolvem vínculos com os humanos, reconhecendo seu nome e demonstrando personalidade individual, exatamente como cachorros. A partir do momento que você estabelece relação com as vacas e bois é facil perceber como estes animais são especiais e amáveis, apesar do medo que sentem por pessoas, que por tantos séculos só tem demonstrado agressividade e exploração para estes animais.

O dia na Fazenda Lila começa com a ordenha das vacas, atualmente temos 38 vacas e bois felizes e totalmente protegidos, dentro os quais três vacas estão produzindo leite para três lindas bezerras. Nossa produção de leite é totalmente única no Brasil: nós desprezamos as máquinas de ordenha pois isso causa dor e sofrimento na vaca adulterando com sangue um alimento puro e de amor. Ao invés disso, todo o leite é tirado com a presença do bezerro, permitindo a vaca soltar o leite naturalmente, e nós sempre reservamos uma quantia abundante de leite para o bezerro mamar durante o dia, quando fica solto com sua mãe em um grande pasto.

Tirando o leite desse jeito, nossa ordenha nunca poderia ser considerada uma exploração à vaca pois a ordenha é necessária para evitar problemas para a vaca, como a mastite, a vaca é muito generosa e produz muito mais leite do que seu filhote é capaz de mamar.
Quando você visitar a Fazenda Lila não perca a oportunidade de conhecer nossas vacas e os alimento que produzimos com seu leite puro: doce de leite, queijos, iogurte, requeijão, panir (queijo indiano) e muito mais - alimentos de amor.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...