segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que é Vinyasa Flow Yoga?


(publicado originalmente em Yoga pela Paz)

Por Micheline Berry

Muita gente me pergunta o que é Vinyasa Flow e como que eu faço distinção entre Vinyasa e os outros sistemas atuais de Yoga. Aqui segue uma pequena meditação sobre o assunto. Jaya Sri Shakti Ma! Micheline

Vinyasa Yoga não é só um estudo de asanas (posturas do Yoga) e alinhamento, é um caminho para vivermos a vida como uma arte sagrada e vibrante, de respiração e em evolução constante. Como tecnologia de êxtase, oVinyasa Flow Yoga estabelece uma ponte do mundano para o extático, do ordinário para o sagrado, do indolente para um estado consciente do ser, através de um recurso chamado soma (a experiência direta e não-verbal do corpo). Nesta prática de incorporação, camadas de contrações culturais, psicológicas e fisiológicas dissipam-se, liberando uma fonte de energia criativa:pranashakti, que inicia e enfatiza um fluxo líquido restaurador, em todas as formas de asana.

Por sua própria natureza, o Vinyasa Flow Yoga abrange diversidade e evoca os ensinamentos clássicos de Krishnamacharya, as raízes Tantra (Tantra Hatha Yoga, Vijnanabhaïrava Tantra & Spandakarika) e Ayurveda, assim como as contribuições modernas dos iogues do mundo inteiro. Uma forma de arte integrante, o Vinyasa Flow Yoga pode também incluir diversas contribuições contemporâneas da psicologia, literatura, filosofia, arte, movimento somático, anatomia e meditação, para proporcionar conhecimentos abundantes e apoiar intelectual e criativamente sua própria prática de Yoga e suas habilidades como professor e artista somático.

Fora do tapetinho

A arte de incorporar Yoga no dia a dia – ou mesmo de tornar-se um professor de Yoga – é uma jornada profundamente pessoal, que nos retorna a conexão autêntica com nosso próprio ser e ao comprometimento de incorporar seu próprio potencial criativo, “seu Yoga”, sua arte, e permitir que esta encontre sua expressão no mundo. Assim, a prática de Vinyasa Flow Yoga pode despertar em você essa arte de viver e de curar e supri-lo com ferramentas essenciais para que prospere, pondo em prática e realizando seu mais profundo potencial “on and off the mat”. Comece onde você está, os pré-requisitos são empatia e bom humor.
O que nos leva ao Vinyasa Krama?

O que é Vinyasa krama?

Vinyasa é um processo de passos ou estágios (kramas) integrados e orgânicos que vivenciamos em nossa prática de Yoga, assim como em nossas vidas (da infância à idade adulta) e na natureza (dia para a noite, de volta para o dia; os ciclos das estações, as fases da lua). Em sua essência, vinyasa implica uma série de opostos e uma pulsação contínua entre eles. Esta é a razão pela qual no sistema de vinyasa as dualidades (p.ex.: noite e dia) são vistas como uma onda contínua de experiência de expansão e contração.

Da mesma forma, na vida assim como na prática de Yoga, a respiração é o primeiro vinyasa de expansão e contração contínua em torno do qual nós formamos uma dança unificadora de prana (energia vital). Cada inspiração se torna a próxima expiração, que se torna a próxima inspiração. O vinyasa unifica o movimento da respiração ao movimento do corpo e ao movimento da mente, criando uma experiência pulsante, unificadora de presença viva que chamamos de flow.

Como método da prática de Yoga, o Vinyasa Flow conecta nossa experiência no tapetinho, passo a passo (krama a krama), unificando nosso ser (corpo e mente) progressivamente, do asana base ao asana nobre, do anamayakosha(corpo material, saiba mais AQUI) ao anandamayakosha (corpo de bem aventurança, saiba mais AQUI), de nossa respiração inicial ao savasana(postura de relaxamento) final. A união desses passos ou kramas são o que criamos não somente como uma sequência curativa e coerente de Yoga, mas também uma maneira intensamente integrada de estar no mundo, onde interrompemos o modo de ver as coisas em “preto e branco”, “bom ou mau”, “objetivo ou não objetivo”. Vinyasa é o princípio unificador, evolucionário e criativo do flow, que é a
essência de nossa prática de Vinyasa Yoga. Embarque nessa!

Dicas de Vinyasa Krama:  

Escute seu corpo como origem de seu sadhana de Yoga. Escute seus alunos como origem de sua sequência de aula. Use variações de acordo com as necessidades físicas e energéticas de seus alunos.

Torne a Respiração Visível: una a respiração com o movimento de seu corpo.

Vinyasa Krama: passe de asanas simples a complexos, de posturas base para posturas nobres.

Sequencie para Unificar os Opostos: sthira (firme, estável) com sukha(conforto, suavidade); forma com fluidez; solar (aquecedor, energizante) com lunar (refrescante/calmante); música com silêncio; movimento com estar parado; postura com postura de compensação.

Respeite o Santuário de Seu Corpo: aprenda a conduzir sua prática de forma gradual com sabedoria e ahimsa (não violência) em relação às suas próprias necessidades. Se você estiver se extenuando ou tendo problemas com a respiração, volte ao krama (passo/estágio) anterior do asana ou simplesmente pare um pouco para repousar antes de mergulhar novamente no flow.

.:.No fim de semana do dia 30 de agosto ao dia 01 de setembro a Fazenda Lila receberá o retiro de yoga com as conceituadas professoras californianas Micheline Berry e Greta Hill. Saiba mais >aqui<

Evento imperdível!
Reserve já o seu lugar (vagas limitadas a 19 participantes):
Yoga Flow
Tel: (11) 3849-6857



Micheline Berry: Para Micheline Berry, Yoga não é simplesmente um sistema de asana e alinhamento, nem uma observância rígida a preceitos filosóficos históricos. O Yoga é uma arte viva, sempre em evolução, é ciência, filosofia dentro da própria natureza da vida, alma e o processo de ser humano em face das muitas interpretações do "Divino".

O Liquid Asana™ Vinyasa Flow Yoga da Micheline Berry faz você amadurecer na inteligência integrada de seu próprio corpo, intelecto e criatividade, ou seja, "a sua arte de vida". Nesse sistema, integramos a estrutura fortalecedora das posturas de Yoga (asanas), a liberdade do Vinyasa Flow, o estudo profundo das raízes filosóficas e práticas antigas de Yoga tanto quanto as suas evoluções mais recentes. Freqüentemente acompanhado por música ao vivo, o trabalho integrador de Micheline Berry catalisa o prana shakti (a energia vibrante que existe em todos nós como um potencial criativo) e aprofunda a filosofia conceitual de Yoga através da sua própria prática.

Além de suas inovações em Yoga e movimento somático, o trabalho de Micheline incorpora os sistemas de Prana Flow Yoga, Ashtanga e Iyengar, sistemas de meditação budista e psicologia Jungiana. Sediada em Venice, Califórnia, no Exhale Center For Sacred Movement, Micheline lidera retiros, workshops e treinamentos certificados de Vinyasa Flow Yoga no mundo inteiro. Também Cineasta, Fundadora da Zen Dancing® (uma prática de dança extática) e Diretora Artística e Co-Fundadora dos conjuntos musicais RED MUSETTE e Shaman's Dream, Micheline já produziu mais de 500 "ritual world concerts" e eventos de multimídia, além de 15 DVDs de Yoga e Dança, incluindo sua própria série Liquid Asana: A Dança Fluida de Vinyasa Flow Yoga.
(http://www.yogaflow.com.br/micheline_berry.asp)



Greta Hill:
Greta Hill é uma professora certificada com Yoga Alliance, que pratica desde 1995 e ensina desde 2000.
Seu estilo único funde experiências de vida pessoal com a sabedoria yogi, para trazer os ensinamentos antigos do método. Ela combina técnicas de alinhamento biomecânicas com seqüências criativas, poesia, e filosofia para levar qualquer praticante a uma experiência mais profunda fisicamente, enquanto se conecta à beleza da vida.
Seu ensino é fortemente influenciado por seus extensos estudos com os professores Sianna Sherman, Desiree Rumbaugh, John Friend, Dr. Douglas Brooks, e Sally Kemptom, alem das várias viagens à Índia e Sudeste Asiático.
A professora ensinou extensamente em Los Angeles, California, onde foi co-criadora do primeiro programa de formação de professores do estúdio Black Dog Yoga. Ela também viveu e ensinou em Bangkok, Tailândia.
Atualmente no Brasil, Greta ministra workshops, organiza retiros, imersões, e dá aulas de Yoga no Estúdio Anacã.

(http://www.estudioanaca.com.br/blog/profissionais/greta-hill/)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...