sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval da Paz - 28 de fevereiro a 04 de março

Publicado no site: http://www.abertamente.com/
Nesse site você pode encontrar matérias muito interessantes e ótimos cursos online! Vale a pena conferir!




O carnaval pode ser um tormento para que está precisando de silêncio e descanso. Mas tudo depende onde e com quem você está. Essa época vários retiros são organizados, onde a folia e cerveja dão lugar a práticas de Yoga, alimentação saudável e muita paz.
A professora de Vinyasa Flow Kathy Lobos, que vai conduzir um retiro, durante o carnaval, na Fazenda Lila (São Bento do Sapucaí - SP), conta um pouco do que você pode encontrar e esperar de um retiro nessa época!
Qual a diferença entre as práticas regulares e as práticas em um retiro? No retiro as práticas são um pouco mais longas  temos tempo para nos aprofundar no conhecimento, fazer exercícios de respiração que precisam de uma preparação, alguns kriyas (exercícios de limpeza e purificação dos sentidos). Nas praticas de asanas (posturas do Yoga) podemos também dedicar mais atenção a algumas posturas, entendendo para que elas servem e como realizá-las. Também existe aquele tempo para a troca onde cada um coloca sua experiência, suas dúvidas ou apenas se expressa livremente.
Qual a influência da natureza nessas práticas? Praticar um exercício de respiração ou meditação ao som do vento e dos passarinhos, olhar uma bela paisagem, caminhar com os pés na terra, tomar um banho de cachoeira e praticar yoga com toda a presença dessa natureza é realmente uma experiência indescritível. Potencializa os efeitos, amplia os sentidos e o resultado é visível em cada um dos participantes... O olhar fica pleno e brilhante, o sorriso brota naturalmente,  é como se tivessem passado um mês de férias descansando e reciclando. Surgem novas ideias, coragem para enfrentar desafios e voltam reenergizados  pelo Yoga, pela natureza e pela alimentação.

Qual o objetivo e benefícios de se retirar da correria do dia a dia para praticar em grupo? O objetivo inicial destes encontros é unir ou aproximar pessoas que tem, em comum, esse caminho do auto-conhecimento, que muitas vezes se encantam pelo Yoga ou pela meditação ou simplesmente pela idéia de estar na natureza com pessoas afins. Se retirar neste caso significa dar uma pausa para se ouvir, se sentir sem pressa e sem cobrança. O grupo é muito bom pois cada um traz uma vivência e ao ouvir e compartilhar  todos saem ganhando. Criamos laços de afeto e de amizade que permanecem além do retiro, é muito gostoso ver como precisamos destes momentos onde apenas somos nós mesmos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...