domingo, 6 de agosto de 2017

Feriado 7 de setembro



Veja que este espaço de presença é completamente aberto. Ele é a própria abertura. Ele diz sim para tudo. Ele acolhe tudo. Ele é puro acolhimento, permissão.
De fato, ele é mais do que isto. Ele é  um, intimo e completo, com todas as coisas. Ou seja, ele é amor.
Nosso corpo verdadeiro é um corpo de amor e intimidade.


Rupert Spira


Este é um convite para 3 dias de pesquisa nas altas Montanhas da Mantiqueira. Vamos ter tempo e espaço para aprofundar as relações desse vasto caminho de encontro com a simplicidade humana dentro de nós.

Vamos explorar uma pratica profunda e terapêutica que combina Yoga e Rolf Movimento. Trabalharemos com respiração, toque integrativo, movimento, percepção, coordenação.



As posturas de Yoga serão abordadas com recortes e movimentos minimalistas, criando espaço p percepção de detalhes, e o entendimento sutil e biomecânico do corpo.

Vamos aprofundar a idéia de relacão c a gravidade e com o espaço a partir de um lugar de conforto e inteligência. Teremos recortes filosóficos e poéticos  para discutir e aprofundar estes conceitos.

Sondaremos o caminho Taoísta da energia. A energia que pulsa entre o céu e a terra e que está sempre presente e disponível para ser armazenada. Essa energia que circula sem parar, mas por não termos o hábito da pausa, não nos damos conta. Faremos o enraizamento dela, e nesse contexto, desenvolveremos diversas praticas de encontro com a presença.



Todo o trabalho será regado pela arte musical do mestre Yaniel Matos. Ter um musico desta qualidade ao nosso lado é um privilégio. O cello será a ferramenta de conversa deste artesão das sonoridades. Teremos momentos de contemplação musical, e outros de interação e encontro da musica com o movimento sutil e a natureza. A Musica de Yaniel extrapola fronteiras, e eleva. Esse encontro vem sendo regado há muitos anos, e finalmente ele vai se materializar. Um sonho!

Num nível mais profundo este é um retiro que reflete a essência de uma pesquisa de vida: cuidar de nossas feridas físicas e emocionais, tão sufocadas por nossas rotinas e escolhas em busca do perfeito. Teremos tempo para decantar o imperfeito, de um lugar simples e despretensioso.



O encontro vai ocorrer na Fazenda Lila, em São Bento do Sapucai. Lugar mágico, cheio de vida e intensão luminosa. Canto de terra que floresce, onde jorra água, onde canto o pássaro, onde tudo nasce, e onde a alma descansa e decanta.



Yaniel Matos teve seu primeiro contato com música através de sua família. Aos 8 anos começou seus estudos de cello e piano no Conservatório Estevan Sala, em Santiago de Cuba. Em 1994 mudou-se para Havana para estudar composição no Instituto Superior de Artes com Harold Gramatges e Jose Loyola. Tocou com Chucho Valdes, Issac Delgado, Orlando Valles, entre outros, tendo feito várias turnês internacionais. Mudou- se para São Paulo em 2000 e ingressou como membro do Departamento de Música Popular da Escola Superior de Música Faculdade Cantareira onde é responsável pelo curso de piano popular. Em 2003, fundou o Mani Padme Trio com Ricardo Mosca e Du Moreira e gravou ‘Um dia de chuva’, sob o selo Red Records na Itália. Em 2008 criou o “Cuba Jazz Plus”, um quinteto de jazz contemporâneo com a participação de Dafnis Prieto e Yosvany Terry. Em 2008 lançou também o cd “En Movimiento” e em 2009 o segundo do Mani Padme Trio, “Depois”. Em 2014, lançou seu trabalho: “La Mirada”. Neste trabalho, os versos e melodias dos movimentos da Bossa Nova e Clube da Esquina se encontraram com a cadência e os versos do movimento da nova trova cubana. O álbum “La Mirada” foi indicado como melhor álbum de jazz com vocal para o prêmio americano de música independente, o IMW - Independent Music Awards 2015. Agora em 2016 lança dois novos trabalhos: o novo Cd do Mani Padme Trio - Vôo, e  Carabalí. Em Carabalí, Yaniel a cargo da composição e produção,  mostra elementos de Tumba Francesa, Conga, Bembé: ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal, além de elementos da tradição erudita e contemporânea da composição musical cubana.


Gui Nascimento é Morador da cidade de São Paulo, nascido na Mooca. Ex. advogado formado pela Universidade De São Paulo. Gosta de andar pelas ruas da cidade de olhos bem abertos. Transita pelas diversas realidades. Acredita na caminho da consciência. Busca um olhar terapêutico profundo, sutil, delicado, acolhedor. Desenvolveu seu próprio método de Yoga terapêutico, que aplica em sua clinica em SP. Sabe que o lugar de partida é sempre o desconhecido, que o lugar de chegada é incerto. Divide seu tempo entre aulas de Yoga e Rolfing, Rolf Movimento, explorações energéticas, caminhadas nas montanhas, banhos gelados, e sempre, sempre nutrindo-se da música. 

Saiba Mais: guilhermefn@hotmail.com 

Fotos Marcella Karmann



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...